Localização

Em outubro de 1979 foi inaugurada, no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Estação Experimental de Aquicultura do Itacorubi, onde foram conduzidos os primeiros estudos sobre a reprodução e cultivo de peixes em cativeiro. Posteriormente, foram desenvolvidas pesquisas sobre o cultivo de camarões marinhos e se iniciou o trabalho de transferência dessa tecnologia.

Essa estação deu origem ao Departamento de Aquicultura, criado em 1984, a partir de um núcleo de quatro professores que atuavam no Curso de Graduação de Agronomia. Em 1988, foi criado o Programa de Pós-Graduação em Aquicultura, com o Curso de Mestrado em Aqüicultura. Em 2005 foi implantado o Curso de Doutorado em Aquicultura. Em 1999, em função do desenvolvimento da atividade aquícola em Santa Catarina e no Brasil, da crescente necessidade por um profissional especificamente habilitado para a atuar nessa área, e fazendo uso da experiência adquirida com as atividades de extensão, pesquisa e com o ensino de Pós-Graduação, foi implantado o Curso de Graduação em Engenharia de Aquicultura, único no país.

Atualmente o Departamento de Aquicultura é integrado por dezessete professores, todos com Doutorado e vinte e seis técnico-administrativos abrangendo os níveis técnico superior (agrônomos, biólogos, engenheiros de pesca e oceanólogos), técnico administrativo e de atividades de campo.

Em termos de infra-estrutura física, além da sede administrativa situada junto ao CCA-Itacorubi, o Departamento dispõe, em Florianópolis, de cinco Laboratórios:

  • No bairro Barra da Lagoa, localizam-se 05 laboratórios: Laboratório de Camarões Marinhos-LCM, Laboratório de Moluscos Marinhos-LMM, Laboratório de Piscicultura Marinha-LAPMAR, Laboratório de Peixes Ornamentais Marinhos-LAPOM e Laboratorio de Cultivo de Algas-LCA
  • No bairro Armação-Lagoa do Peri, está situado o laboratório de Biologia e Cultivo de Peixe de Água Doce-LAPAD.
  • No Itacorubi localiza-se o Nucleo de Patologias de Organismos Aquaticos-NEPAq
  • No município de Barra do Sul-SC, situa-se a Fazenda Experimental Yakult de Cultivo de Camarões.
  • No bairro Sambaqui situa-se a Fazenda Experimental de Cultivo de Moluscos Marinhos.

A área total aproximada do Departamento de Aquicultura é de 360 ha.